Tumores do Mediastino

Tumores do Mediastino

Tumores do mediastino são doenças que se formam no espaço que se localiza entre os pulmões, chamado de Mediastino; nos adultos o compartimento anterior é o mais acometido e as doenças nele localizadas são em geral malignas enquanto que na infância as afecções são mais frequentes no compartimento posterior e geralmente são benignas. Quase metade dos Tumores do Mediastino não produz sintomas e são detectadas por acaso em radiografia de tórax.

Quais os sintomas dos Tumores do Mediastino ?

Quando essas lesões produzem sintomas, estes estão relacionados à compressão, deslocamento ou invasão dos órgãos e das estruturas existentes no local e podem ocorrer dor torácica, tosse, rouquidão, dificuldade para engolir ou respirar e febre.

 

Como é feito o diagnóstico dos Tumores do Mediastino ?

O diagnóstico é realizado em geral por meio de exames complementares laboratoriais, radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética; muitas vezes é necessária a obtenção de tecido doente o que é feito por punção biópsia percutânea com agulha guiada por tomografia computadorizada.

 

Como é feito o tratamento dos Tumores do Mediastino ?

O tratamento estará sempre na dependência do resultado da biópsia do Tumor do Mediastino e poderá ser clínico e/ou cirúrgico. A Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva, a Videomediastinoscopia e a Cirurgia Robótico Assistida são acessos operatórios utilizados tanto no diagnóstico quanto no tratamento dos Tumores do Mediastino e definidos em cada condição clínica; em situações de doenças malignas podem ser necessários tratamentos oncológicos complementares às operações como a quimioterapia, a imunoterapia.